As estatísticas variam, no entanto, o consenso é que cerca de 35% das crianças e adolescentes sofrem de um transtorno de ansiedade. Isso é uma em cada quatro. É comum que crianças e adultos se sintam ansiosos ou estressados de vez em quando. No entanto, quando as crianças sofrem de um transtorno de ansiedade, cabe aos pais ajudar.
Sintomas de Transtornos de Ansiedade na Infância
Seu filho pode ter um transtorno de ansiedade se apresentar ansiedade crônica por mais de uma semana ou duas. Os sintomas incluem:
* Dores de cabeça
* Dores de estômago
* Náuseas e vômitos
* Insônia
* Relutância em ir para a escola – “muito doente” para ir à escola.
* Gritos de choro
* Birras
* Apego
* Irritabilidade e / ou explosões de raiva
* Pesadelos frequentes
* Perfeccionismo (porque se preocupam com o que os outros vão pensar).
Se o seu filho exibe expressões irrealistas e do tipo pessimismo e melancolia, são comuns. Eles também podem apresentar cenários “e se” para você e, em seguida, não ouvir a razão, concentrando-se no pior cenário possível.
O próximo passo
Se você acha que seu filho pode ter um transtorno de ansiedade, é importante levá-lo a um médico para um diagnóstico. Crianças de todas as idades podem sofrer de transtornos de ansiedade e é tratável. Elas podem viver uma vida feliz e saudável.
Depois de receber um diagnóstico, os tratamentos comuns incluem:
Psicoterapia e/ou terapia comportamental. Essas sessões ensinarão seu filho a gerenciar sua ansiedade e técnicas adequadas para mudar sua “conversa interna” para uma maneira mais positiva e produtiva.
Os medicamentos às vezes podem ser eficazes para tratar os sintomas, no entanto, eles também vêm com uma série de efeitos colaterais. Para a maioria das crianças, a medicação não é recomendada.
Recomenda-se uma dieta equilibrada e livre de cafeína. Baixo teor de açúcar, alimentos ricos em nutrientes, muito exercício e sono ajudarão uma criança a gerenciar o estresse e a ansiedade. Um multivitamínico diário também ajuda.
Como os pais podem ajudar contra a ansiedade dos filhos?
Os pais podem desempenhar um papel fundamental em ajudar uma criança a superar um transtorno de ansiedade. Eles podem:
* Ajude as crianças a aprender a ser independentes
* Mantenha seus próprios medos e ansiedades para si mesmos
* Apoiar as crianças a tomar decisões
* Fornecer-lhes tarefas e expectativas gerenciáveis
* Ajudá-los a construir sua autoconfiança
As crianças sofrem de ansiedade por uma série de razões. Algumas delas podem ser hereditárias, algumas podem ser ambientais e ainda outras causas podem estar relacionadas a experiências passadas ou hábitos e comportamentos formados. A boa notícia é que, com um diagnóstico adequado, tratamento e apoio familiar, os transtornos de ansiedade na infância podem ser superados. As crianças são resilientes!